9 de mai de 2009

Paz e Poesia 2009 Dia 17 de Maio em BH/MG


POMBA DO PAZ & POESIA 2009 - Antônio Dayrell - Foto e cenário Iara Abreu - EVENTO ACONTECE NO DIA 17 DE MAIO DE 2009 EM BELO HORIZONTE-MG, SOB A DIREÇÃO DE CLEVANE PESSOA, Cláudio Márcio Barbosa e Marco Llobus.jpg

Protótipo imitando uma pomba, feito em material reciclável, que mais parece um "avião atômico que espalha paz em vez de bombas" (na opinião de Bilá Bernardes), lembra um lápis (na opinião de Brenda,é o mascote do PAZ & POESIA 2009.

Ela foi apresentada na CASA DE CULTURA ARTE PELA PAZ e promete despejar muita PAZ e POESIA no evento deste ano.
Confira algumas de suas especificações:

100% papel reciclável
25 cm de comprimento
34 cm de envergadura
5 cm de espessura
Asas são flexíveis
Haste em madeira
Olhos feitos de feijão preto
O protótipo é assinado por Antônio Dayrell (http://antoniodayrell.blogspot.com/)


Descrição do evento Paz e Poesia:

Trata-se de um evento sem fins lucrativos ou gastos, exceto as doações dos próprios organizadores , para pequenos gastos, se necessário e seu trabalho, com a ajuda de parcerias (ver abaixo).

Cada Poeta representa as academias, entidades e grupos aos quais pertence.
São distribuídos livros de Poesia , doados, novos ou semi-usados, sem danos, embrulhados em papel -fantasia, para presentear aos artesãos e artistas da chamada feira de artesanato(e arte).
A seguir, os Poetas pela paz e Poesia , dizem poemas (recital ). No ano passado, foi a céu aberto, neste ano será na AMI(Associação Mineira de imprensa) .

Em 2008, distribuímos 152 mil poemas - não apenas na data, mas durante todo o ano, em vários eventos-1200 livros,doados pelos próprios organizadores e participantes, editoras, etc.
Neste ano, de 2009 , pretendemos mais doações de livros , pois os artesãos da feira chegam a quase 3000 pessoas.

Os livros são embrulhados em um mutirão de poetas voluntários e alguns são entregues já embrulhados.


Neste ano teremos a participação do grupo Boi Rosado.
Nota explicativa: O "BOI" é um folguedo de danças, do folclore brasileiro.Foi trazido a Belo Horizonte pelo artista e professor Severino Iabá, que o coordena com a fotógrafa e poeta visual Eliane Velozo.
O nome BOI ROSADO é uma homenagem ao grande escritor brasileiro João Guimarães Rosa, inclusive com a distribuição aos passantes de rosas cor-de-roda, além dos poemas. Para o evento Paz e Poesia, a maioria, das rosas, será branca.
Rosas cor-de-rosa serão colocadas nas estátuas de bronze de autores mineiros, por exemplo: Carlos Drummond de Andrade, Pedro Nava, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, que estejam no trajeto do desfile de poetas com o Boi. Veja mais:caminhosdorosa.blogspot.com/2008/07/cortejo-do-boi-rosado.html .

Objetivo geral:Celebrar a paz e a Poesia, mostrar a Cultura da Paz, como meio de expressão da POIESIS;

Objetivos específicos:distribuição de poemas impressos, confraternização entre os poetas participantes, distribuição de livros aos artistas e artesãos da Feira de Artesanato, na Av.Afonso Pena, em Belo Horizonte, MG, participação na escrita de versos em camisetas brancas(um poeta escreve no outro, com canetas próprias).


Desse Grupo (poetas Pela Paz e pela Poesia) são Embaixadores da Paz
(Cercle de Les Ambassadeurs Univ.de la Paix):(Por ordem de nomeação pela Presidente Gabrielle Simond,(Sede em Orange, França)

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Angela Togeiro
Claudio Márcio Barbosa
Andreia Donadon.


São Cônsules de Poetas del Mundo, os organizadores:
Cônsul no Estado de MG:Bilá Bernardes.
Cláudio Márcio Barbosa - mentor do Paz e Poesia
Clevane Pessoa - junto a Marco Llobus, principais colaboradores
Ângela Togeiro
Marco Llobus - um dos primeiros e principais colaboradores na concretização do projeto



Nenhum comentário: