28 de out de 2009





Exposição conta a história do Centro de Cultura Lagoa do Nado
Publicado em 23/10/2009 14:36:29

No próximo dia 29 de outubro, às 15h, será aberta a exposição “Lagoa do Nado: um Lugar e suas Histórias – Sítio, Parque, Centro de Cultura”, resultado de uma parceria entre o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) e o Centro de Cultura Lagoa do Nado (CCLN). Concebida para celebrar os 15 anos do CCLN, comemorado em 2007, a exposição apresenta a trajetória de um lugar que, ao longo dos anos, sofreu modificações físicas, estruturais e, sobretudo, simbólicas, passando de propriedade privada a espaço público, com base na sua apropriação por sujeitos diferenciados.

A mostra, com entrada gratuita, é uma promoção é da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura, do MHAB e do CCLN, localizado na Rua Ministro Hermenegildo de Barros, nº 904 – Bairro Itapoã.

O conteúdo da exposição, apresentado em expositores dispostos pelo Parque Fazenda Lagoa do Nado, foi organizado em três módulos, que abordam diferentes temas e recortes cronológicos, articulados pela história do lugar. O primeiro, “A Lagoa do Nado, de Sítio a Parque”, trata das transformações simbólicas e materiais ocorridas no local ao longo do tempo, desde a aquisição dos terrenos pela Imobiliária Mineira, de Américo Renê Giannetti, empresário e prefeito de Belo Horizonte na década de 1950, que instalou ali o sítio de sua família.

O segundo módulo, “O Parque-Fazenda e os Cidadãos”, aborda o processo de transformação do lugar em área pública, destacando a mobilização dos moradores da região, que articulou cultura, ecologia e participação popular pela preservação da área e pela implantação do Parque, inaugurado em 1994. O terceiro, “A Quest ão Cultural e o Espaço Social”, apresenta a história da implantação do Centro de Cultura Lagoa do Nado, um espaço estratégico, com uma programação de atividades permanentes que visa, sobretudo, à democratização e à descentralização da cultura.

Na oportunidade, serão lançadas duas publicações: o catálogo da exposição, material de difusão científica contendo os resultados da pesquisa, e um caderno didático a ser trabalhado por professores em sala de aula.

Às 19 horas, teremos apresentação poética do Barkaça que traz o Gato Pingado como convidado. Do Gato Pingado fazem parte Karol Penido e Bilá Bernardes.

Mais informações: MHAB – (31) 3277-8668; CCLN – (31) 3277-7420