23 de ago de 2011

Reinado em Santo Antônio do Monte Primeiro dia


... 
Em 2011, os congadeiros comemoram 50 anos de Reinado em SAMonte.
 
 Telão para que a multidão fora da igreja possa acompanhar a missa conga. À direita, barraquinhas oferecem bebida e alimentação.

 Desde o dia 18, estivemos acompanhando os congadeiros nas festas de Reinado - ou Congado - em SAMonte, uma maravilha da cultura popular que completa 50 anos em Santo Antônio do Monte.  Foi oportunidade de encontrar amigos, conhecer outros espaços de encontro em minha cidade.

 
   Nesta página deixamos as imagens registrada por Bilá Bernardes durante o evento, em que pude contar com a alegria contagiante de Rosa Negra e a solicitude da colunista do jornal Gazeta Montense: Sônia Veneroso.  

A abertura só poderia ser com muitos fogos na capital mundial dos Fogos de artifício. Uma pequena mostra está nas fotos e no vídeo abaixo:                                       



 
A felicidade de Rosângela não cabe na tela.


garantem a continuidade por mais anos.

Enquanto pipocavam os fogos, os cortes de congadeiros faziam entrada solene na igreja matriz para a realização da Missa Conga.




Esta senhora 
participa sempre e está, jovem ainda, nas fotos do acervo em exposição no Centro de Memória Municipal.





De forma organizada, ao som de seus instrumentos de percurssão, cada congada faz a entrada na igreja.



No altar, os sacerdotes observam e aguardam a procissão de congadeiros.















Um comentário:

OTAVIANO DE OLIVEIRA disse...

Maria Angélica, encanto-me com seu talento e beleza. Admiro-a pela firmeza de caráter e solidariedade humana. O que faz por sua mãe, que em Janeiro próximo completará 102 anos de idade, é algo de sublime e bonito de se ver.
A reportagem fotográfica que fez da festa do "Reinado" de nossa querida Santo Antônio do Monte ficou perfeita. Sou um cidadão privilegiado por tê-la como companheira do dia a dia.